Há 16 anos atuando no segmento biofarmacêutico, a suíça Actelion é líder mundial em pesquisa das áreas relacionadas ao endotélio, a camada celular dos vasos sanguíneos mais próxima do fluxo de sangue. Focada em inovação e na pesquisa de medicamentos de doenças raras, a Actelion é pioneira no desenvolvimento do primeiro antagonista dos receptores da Endotelina para o tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), doença grave que acomete as artérias que ligam os pulmões ao coração (as artérias pulmonares).

Com sede na Suíça, Allschwill- Basileia, a Actelion está presente em 29 países, entre eles Brasil, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Japão e diversos países da Europa. A empresa é comprometida com a evolução do tratamento da HAP no Brasil e no mundo e financia pesquisas em vários países para melhorar a qualidade de vida de pacientes com esta doença, que não tem cura. Os investimentos nesta área chegam a 1.5 bilhões (em francos suíços).

A Actelion Pharmaceuticals desenvolveu em 2002 a Bosentana, o primeiro antagonista duplo dos receptores de endotelina de uso oral para o tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar, e o Miglustate, a primeira terapia oral para Doença de Gaucher. Além disso, já concluiu mundialmente o desenvolvimento do Macitentan, um medicamento cujo Estudo Pivotal SERAPHIN já foi concluído, e que promete chegar muito em breve ao mercado mundial para definitivamente mudar os paradigmas do tratamento da HAP.

O Macitentan é uma molécula inovadora e diferenciada, que foi desenhada para ser o ARE (Antagonista do Receptor da Endotelina) de maior penetração no tecido, onde a ET-1 (endotelina) predominantemente exerce seus efeitos. A HAP é acionada por danos no tecido e remodelamento pulmonar, e isso é mediado pela ET-1, que é secretada de uma maneira polarizada para o tecido. Macitentan foi selecionado para o desenvolvimento clínico adicional com base em suas propriedades físico-químicas otimizadas, ou seja, que facilitam a penetração no tecido; para o aumento da afinidade aos receptores de ET; ocupação do receptor de longa duração e atividade farmacológica sustentada. Seu potencial foi selecionado para um perfil de segurança e de tolerabilidade favorável.

Entre os produtos inovadores em desenvolvimento pela Actelion destacam-se o Selexipag (agonista do receptor da PI seletivo) para o tratamento da HAP, o ponesimod (agonista do receptor de esfingosina) molécula que está sendo estudada para os tratamentos da Esclerose Múltipla e Psoríasis; e o cadazolid (antibiótico) especificamente estudado para o combate do Clostridium difficile (bacilo Gram-positivo) do trato gastrointestinal, responsável por doenças gastrointestinais que variam desde diarreia até Colite pseudomembranosa.

Com faturamento de 1.7 bilhões de francos suíços, a empresa investe 460 milhões em pesquisas de novos medicamentos.

Caso deseje obter mais informações sobre as atividades globais da empresa, acesse o site mundial da Actelion:    www.actelion.com

 

Links Relacionados